LUSOAVIA

Membros

Embaixadores

Língua

 

Descobrir Porto santo – OLD

Inaugurado a 28 de Agosto de 1960, o Aeroporto do Porto Santo, primeiro do arquipélago da Madeira (código IATA: PXO; código ICAO: LPPS) é um aeroporto português situado na Ilha do Porto Santo, freguesia e concelho do Porto Santo, no Arquipélago da Madeira. O Aeroporto com capacidade para mais de um milhão de passageiros por ano, possui uma pista com 3006m (9862 ft), cuja orientação é 18-36.

Em 2016 recebeu cerca de 130 mil passageiros.

Informação relevante:
Pistas: 18 / 36;
Coordenadas:  33° 04′ 15″ N 16° 20′ 59″ O;
Medidas: 3,006 m × 45 m (9,8462 ft × 148 ft);
Tipo de Pavimento: Asfalto;
Altitude: 104 m (341 ft);
Sistema de App: VOR & NDB

Aeroporto de Manobra Militar da NATO e do Exercito Português

História do Aeródromo de Manobra Nº 3 (AM3) Porto Santo
am3-brasao_lusoavia

Tributário de um alargado e valioso património histórico, o atual Aeródromo de Manobra Nº 3 tem como génese a antiga Infraestrutura NATO que, embora tenha sido iniciada em 1974, apenas começou a dispor dos seus quadros próprios a partir de 1 de julho de 1977, data a partir da qual ficou a ser a fiel depositária do vasto conjunto de infraestruturas aeronáuticas entretanto implementadas no âmbito de projetos eleitos pela NATO.

Com efeito, em 1959 o, à altura, “Allied Command Atlantic” estabeleceu os requisitos para as Operações Aéreas de Patrulhamento Marítimo na região Sul da Área Ibero Atlântica (“IBERLANT“) e elegeu o Arquipélago da Madeira, devido à sua situação estratégica, como o local ideal para a localização de um aeródromo de apoio a este tipo de operações aéreas. Assim, a pista existente no Porto Santo foi disponibilizada à NATO para esse efeito.

Em 1968 iniciaram-se um conjunto de trabalhos com vista ao prolongamento, reparação e recarga da pista existente, iluminação e aumento da capacidade de fornecimento de energia elétrica, armazenamento de munições, construção do edifício do comando e administração, construção da área de combustíveis e correspondentes oleodutos e procedeu-se à instalação de emissores e recetores para apoio às comunicações com aeronaves. Estes trabalhos foram concluídos em 1974.

Em novembro de 1977 começou-se a apoiar o Destacamento Aéreo da Madeira, que entretanto se constituiu de forma permanente, com o estacionamento no Aeroporto de Santa Catarina de um C212 AVIOCAR.

Esta aeronave manteve-se estacionada naquele aeroporto até finais de 1989, altura em que foi definitivamente transferida para Porto Santo e onde em 31 de dezembro de 1990, se lhe juntou um helicóptero SA-330 PUMA.

Dando continuidade aos vários planos de investimentos previstos para esta Infraestrutura NATO, no início de 1982, procedeu-se, entre outros trabalhos, à ampliação da pista e à construção, na zona norte, de 10 placas de dispersão para estacionamento de aeronaves constituindo-se assim a chamada área militar do Porto Santo.

A partir de 1994 decorrente da conjuntura internacional e das alterações entretanto verificadas ao nível da NATO, a sustentação e manutenção dos recursos humanos e logísticos existentes passou a ser responsabilidade Nacional tendo-se nessa altura constituído o até agora designado Destacamento da Força Aérea no Porto Santo.

Em março de 2006 o SA-330 PUMA estacionado no aeródromo do Porto Santo foi substituído pelo EH-101 MERLIN passando o DAM a dispor desta aeronave e do C-212 AVIOCAR. Decorrente do Despacho 62/2009 de 20 de novembro do General CEMFA foi ativado, em 25 de Novembro de 2009, o Aeródromo de Manobra Nº 3. Através da Portaria 93/2010 foi atribuído o Estandarte Nacional ao Aeródromo de Manobra Nº 3. Em 05 de novembro de 2010 o C-212 Aviocar foi substituído pelo C-295 passando o DAM a ser constituído por esta aeronave e pelo EH-101 MERLIN.

Companhias a Operar

Sobre o Porto Santo

O Porto Santo é a mais pequena ilha habitada do arquipélago da Madeira. Fica situada no oceano Atlântico, no extremo sudoeste europeu, a apenas 500 km da costa africana, a 1000 Km do continente Europeu e a uma hora e meia de voo da cidade de Lisboa. O Porto Santo é composto por 5 483 habitantes (2011) e tem uma densidade populacional de 129,07 hab./km² (INE – Instituto Nacional de Estatística, 2011).

Descoberto em 1418 pelos navegadores portugueses, este arquipélago é formado pelas ilhas da Madeira e do Porto Santo e ainda pelas ilhas desabitadas das Selvagens e Desertas.

A ilha do Porto Santo é banhada por águas turquesas, sendo a sua principal caraterística a praia de areia fina e dourada que, estendendo-se ao longo de 9 km, convida a muitos banhos de sol e de mar. Saúde e bem-estar andam de mãos dadas nesta magnífica praia, dado que, para além das águas translúcidas, a areia possui propriedades terapêuticas raras. É muito suave, leve e pouco abrasiva, e é composta principalmente por carbonato de cálcio, sob forma de calcite, que lhe confere propriedades térmicas muito particulares.

Além da praia, a cidade de Vila Baleira conta histórias e lendas de um passado mais ou menos remoto, como é o caso da Casa Museu onde em tempos viveu Cristóvão Colombo.

A segurança, associada à simpatia de gentes hospitaleiras, aos prazeres que a natureza oferece, à belíssima praia de areia fina e ao mar de águas tranquilas, fazem da ilha do Porto Santo um lugar privilegiado entre rotas similares.

Devido à sua praia e ao clima temperado, a principal indústria da ilha de Porto Santo é o turismo.

Geografia e Geologia

O Porto Santo constitui a segunda maior ilha da Região Autónoma da Madeira. Com uma área de 42,48 km² e com sede na cidade de Vila Baleira, o Porto Santo constitui também um município português.

Esta ilha difere muito da ilha da Madeira, apesar da sua próxima localização. O solo desta ilha muito plana é completamente arenoso e muito pobre em nutrientes. A ilha apresenta uma maravilhosa praia de areia dourada com 9 quilómetros de comprimento. As suas qualidades terapêuticas atraem à ilha, todos os anos, várias pessoas com problemas dos foros ortopédicos e reumático. A água do mar, rica em cálcio, iodo e magnésio, elemento ideal para recuperar da falta de sais minerais causados pelo stress e pela fadiga, constituem outros motivos que tornam este destino tão único.

Geologicamente, a ilha apresenta alguns picos, sobretudo a norte, sendo o Pico do Facho (517 m) o ponto de maior altitude.

Clima

O clima da ilha do Porto Santo é seco e estável, com pouca variação térmica entre as estações, pelo que é normal fazer praia durante todo o ano. A praia é banhada por um mar de águas calmas e cristalinas.

Nos meses de verão a temperatura média da água do mar é amena, entre 24ºC e 25ºC, tal como no fim da primavera e inícios de outono. Para as restantes estações do ano, em que a temperatura da água é agradável, há variação de um a dois graus para mais fria do que no período de verão.

Referências:

Força Aérea Portuguesa (2017). Aeródromo de Manobra nº3 (AM3) Porto Santo. Acedido a 21 de abril de 2017, em http://www.emfa.pt/www/unidade-60-aerodromo-de-manobra-n-3.

Portuguese Air Force (2017). Maneuver Aerodrome nº3 (AM3) Porto Santo. Retrieved april 21, 2017, from http://www.emfa.pt/www/unidade-60-aerodromo-de-manobra-n-3.