LUSOAVIA

Membros

Embaixadores

Língua

 

Descobrir Porto santo

Aeroporto do Porto Santo

Inaugurado a 28 de Agosto de 1960, o Aeroporto do Porto Santo, primeiro do arquipélago da Madeira (código IATA: PXO; código ICAO: LPPS) é um aeroporto português situado na Ilha do Porto Santo, freguesia e concelho do Porto Santo, no Arquipélago da Madeira. O Aeroporto com capacidade para mais de um milhão de passageiros por ano, possui uma pista com 3006m (9862 ft), cuja orientação é 18-36.

Em 2016 recebeu cerca de 130 mil passageiros.

Informação relevante:
Pistas: 18 / 36;
Coordenadas:  33° 04′ 15″ N 16° 20′ 59″ O;
Medidas: 3,006 m × 45 m (9,8462 ft × 148 ft);
Tipo de Pavimento: Asfalto;
Altitude: 104 m (341 ft);
Sistema de App: VOR & NDB

Porto Santo

O Porto Santo é a mais pequena ilha habitada do arquipélago da Madeira. Fica situada no oceano Atlântico, no extremo sudoeste europeu, a apenas 500 km da costa africana, a 1000 Km do continente Europeu e a uma hora e meia de voo da cidade de Lisboa. O Porto Santo é composto por 5 483 habitantes (2011) e tem uma densidade populacional de 129,07 hab./km² (INE – Instituto Nacional de Estatística, 2011).

Descoberto em 1418 pelos navegadores portugueses, este arquipélago é formado pelas ilhas da Madeira e do Porto Santo e ainda pelas ilhas desabitadas das Selvagens e Desertas.

A ilha do Porto Santo é banhada por águas turquesas, sendo a sua principal caraterística a praia de areia fina e dourada que, estendendo-se ao longo de 9 km, convida a muitos banhos de sol e de mar. Saúde e bem-estar andam de mãos dadas nesta magnífica praia, dado que, para além das águas translúcidas, a areia possui propriedades terapêuticas raras. É muito suave, leve e pouco abrasiva, e é composta principalmente por carbonato de cálcio, sob forma de calcite, que lhe confere propriedades térmicas muito particulares.

Além da praia, a cidade de Vila Baleira conta histórias e lendas de um passado mais ou menos remoto, como é o caso da Casa Museu onde em tempos viveu Cristóvão Colombo.

A segurança, associada à simpatia de gentes hospitaleiras, aos prazeres que a natureza oferece, à belíssima praia de areia fina e ao mar de águas tranquilas, fazem da ilha do Porto Santo um lugar privilegiado entre rotas similares.

Devido à sua praia e ao clima temperado, a principal indústria da ilha de Porto Santo é o turismo.

Geografia e Geologia

Esta ilha difere muito da ilha da Madeira, apesar da sua próxima localização. O solo desta ilha muito plana é completamente arenoso e muito pobre em nutrientes. A ilha apresenta uma maravilhosa praia de areia dourada com 9 quilómetros de comprimento. As suas qualidades terapêuticas atraem à ilha, todos os anos, várias pessoas com problemas dos foros ortopédicos e reumático. A água do mar, rica em cálcio, iodo e magnésio, elemento ideal para recuperar da falta de sais minerais causados pelo stress e pela fadiga, constituem outros motivos que tornam este destino tão único. Geologicamente, a ilha apresenta alguns picos, sobretudo a norte, sendo o Pico do Facho (517 m) o ponto de maior altitude.

Clima

O clima da ilha do Porto Santo é seco e estável, com pouca variação térmica entre as estações, pelo que é normal fazer praia durante todo o ano. A praia é banhada por um mar de águas calmas e cristalinas.

Nos meses de verão a temperatura média da água do mar é amena, entre 24ºC e 25ºC, tal como no fim da primavera e inícios de outono. Para as restantes estações do ano, em que a temperatura da água é agradável, há variação de um a dois graus para mais fria do que no período de verão.