LUSOAVIA

Membros

Embaixadores

Língua

Gianfranco Beting

Gianfranco Beting

CEO na JETGROUP

ABOUT

Gianfranco Beting nasceu em São Paulo, em janeiro. Casado, dois filhos, fala português, inglês, espanhol e italiano com fluência. 1975-1981 cursa o Colégio Santo Américo, em S. Paulo. Em 1976 a convite de Omar Fontana, realiza seu primeiro trabalho profissional: definir os padrões cromáticos de duas aeronaves da frota da Transbrasil.

1981 entrou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP e em 1983 iniciou a sua carreira na Almap/BBDO como trainee em direção de arte.

No decorrer dos anos desempenhou várias funções de Diretor de Criação da área de branding e Pop; Diretor da Arte Sénior; Diretor de Marketing e desenvolvimento de produtos. 1986 promovido a Diretor de criação da área de Branding e POP. 1988 Contratado como Diretor de Arte Sênior na Futura Scali/McCabe Sloves. Em 1990 assume o cargo como Vice-Presidente e Diretor de Criação na Intermarket, house-agency da Transbrasil.

1991 Intermarket torna-se a quarta agência brasileira com mais prêmios no anuário do Clube de Criação de São Paulo – a despeito da agência atender um único cliente. No ano de 1992 deixa a a Transbrasil/Intermarket e retorna à publicidade na W/Brasil. 1993 a 1995 recebeu diversos prêmios no Brasil e em competições internacionais pelo seu trabalho criativo.

1995 retorna à Transbrasil como Diretor  de Marketing. Escolhido como “Team Leader” na associação entre Transbrasil, Northwest e KLM, foi também Team Leader no processo de  reestruturação da Transbrasil’s sob chancela da Speedwing Consulting. Completa “cum laude” o curso “Management of Airline Marketing and Sales” em Bangkok, Tailândia.

1996 assume a área de criação e desenvolvimento de produtos, bem como Serviço de Bordo e comunicação interna. Promovido à Vice-Presidência da companhia. 1997 deixa a Transbrasil a Transbrasil em definitivo e, retornando novamente à propaganda, assume como Diretor e Arte na F/Nazca Saatchi & Saatchi. 1999 Contratado como Diretor de Criação na J. W. Thompson. 2000 abre sua própria agência, incubadora de sites e provedora de conteúdo, a Jobcom.

2001 lança o jetsite.com.br – o primeiro e mais visitado portal de aviação no Brasil, rapidamente alcançando 350.000 visitantes distintos e 1.3 milhões de visitas mensais. 2002 Ganha pela primeira vez o Prêmio Santos Dumont De Jornalismo de Aviação. A Jobcom passa a atender a Embraer como provedora oficial de imagens. 2003 intensifica sua atuação como jornalista e passa a colaborar com textos e imagens, de forma regular, com as seguintes publicações: Vogue; Viagem & Turismo; Flap Internacional; Ícaro; Aero Magazine e Avião Revue (Brasil) –  Flight International (Reino Unido); Skyliners (Alemanha); Airliners e Airways (USA).

2004 Lança o JetImages, maior banco de imagens de aviação na América Latina, com 550.000 imagens de 32.000 aviões. 2005 publica dois livros sobre aviação comercial: JET e Asas Brasileiras / Brazilian Wings. 2006 funda o Jetgroup, uma companhia de comunicação 100% dedicada a marketing e Branding para clientes no ramos de aviação. Conquista as contas de empresas como Air BP, TAM, Total, Lufthansa/Swiss. Ganha pela segunda vez o Prêmio Santos Dumont. 2007 Publica o terceiro livro sobre aviação comercial, Blackbox. O Jetgroup conquista os clientes Rolls-Royce Aero Engines, ABAG e LABACE. Escolhido como fotógrafo oficial da Airbus para a primeira visita do Airbus A380 no Brasil. 2008 terceira conquista do Prêmio Santos Dumont. Publica os livros “Nas Nuvens” e “Varig: 432 Aeronaves da Eterna Pioneira.” Em 1º de Março, é o primeiro brasileiro contratado para ajudar na criação da mais nova empresa aérea no País, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Cria pessoalmente a marca, nome, identidade visual e uniformes da companhia. Torna-se Diretor de Marketing da empresa.

2009 cria um inovador padrão de atendimento da companhia, baseado na liberdade de criação e flexibilidade de atendimento dos funcionários da linha de frente da empresa. Muda sua designação para Diretor de Comunicação, Marca e Produto da Azul. Em novembro, publica seu sexto livro, “Varig, Eterna Pioneira”. Eleito um dos 30 Mais Criativos Profissionais de Marketing no país pela publicação Meio & Mensagem. 2010 Azul eleita uma das 30 “World’s Hottest Brands” pela Advertising Age nos Estados Unidos. 2011 torna-se Porta-Voz da companhia. Incrementa sua atuação como palestrante, tanto no Brasil como para públicos na Europa, Ásia e América do Norte. 2012 Lança seu sétimos livro, “Azul Acima de Tudo”, que narra ao período de gestação, criação, lançamento e desenvolvimento da Azul, até sua bem-sucedida integração com a TRIP.

2013 adiciona o título de “Diretor de Cultura” às suas atribuições na Azul. 2014 Lidera a definição do novo padrão de serviços internacionais da Azul, cuidando pessoalmente da definição de interiores de aeronaves (A330, A350), todo o branding e materiais de bordo. 2015 Desliga-se da Azul e retoma o Jetgroup, empresa especializada em marketing e  comunicação voltada para o setor de aviação. Entre seus clientes principais, a própria Azul, TAP Air Portugal e Viação Águia Branca. 2016 lança o seu oitavo livro, “Tango Bravo Alfa”, no qual narra a história da Transbrasil.

Adicionalmente:

Gianfranco viaja extensivamente. Somadas apenas as experiências internacionais, o tempo passado no estrangeiro totaliza mais de 7 anos. Contabilizou mais de 2.000 voos em 170 linhas aéreas, experimentando nada menos que 96 tipos de aeronaves. Realizou quatro voltas ao mundo, duas delas a convite de duas das principais alianças globais de linhas aéreas. No processo, acabou visitando 105 países. Voou mais de 5 milhões de km.

Sua coleção de imagens de aviação ultrapassa a casa de 700.000 imagens, metade das quais digitais ou já digitalizadas.

 

 

SESSION

A revelar