LUSOAVIA

Membros

Embaixadores

Língua

Sandra Lira

Sandra Lira

Teoretical Knowledge Instructor na Alpha Aviation Academy

ABOUT

 

Nascida na Africa do Sul, filha de emigrantes madeirenses. Aos 8 anos foi viver com sua Mãe para a Ilha da Madeira. Lá prosseguiu os estudos e em 1999 licenciou-se em Matemática pela Universidade da Madeira. A maior parte da sua vida foi passada na Madeira. Aos 18 anos, limitada pela insularidade e por questões familiares viu o seu sonho de ser piloto de aviões ser adiado e optou pela matemática.

Já com experiência de ensino em matemática nos últimos 4 anos, em 2003 foi viver para Lisboa para prosseguir estudos. Terminou Pós-Graduação e formação especializada em 2004 e em 2006 termina Estudos Avançados de Doutoramento em Ciências de Educação pela Universidade de Sevilha.

Em Outubro de 2006, inscreve-se no curso de piloto de linha aérea na Escola Aerocondor em horário pós-laboral e consegue realizar o seu sonho em Julho de 2008.

Quando ainda aluno do curso de pilotagem, é convidada para dar aulas de Matemática e de Física na Aerocondor e de Matemática na Licenciatura de Ciências Aeronáuticas no ISEC- Instituto Superior de Educação e Ciências, na altura em parceria com a Escola de Aviação Aerocondor.

Em 2010 começou a frequentar a Licenciatura de Ciências Aeronáuticas na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, onde também coordenou o curso de formação avançada de ciências aeronáuticas nos Açores, a fim de permitir que os pilotos da companhia aérea açoriana pudessem se formar mais tarde por esta Universidade.

Licenciou-se em Ciências Aeronáuticas em 2012. Ainda durante este período colaborou no projeto ÚNICA – Unidade de Investigação em Ciências Aeronáuticas.

Entre 2014 e 2016, exerceu funções como instrutora de Operational Procedures na Escola de Aviação AWA.

2016 a 2017, foi instrutora exclusiva na GAir, onde também foiInstrutora responsável em todas as bases do Mundo, das disciplinas Operational Procedures, Mass and Balance, Aeroplane Performance. Também como coordenadora e instrutora acumulou funções na base do Dubai, mais especificamente na Emirates Aviation University.

Ainda na GAir, desde 2008 foi coordenadora responsável dos cursos de Matemática e de Física.

Desde 1999, esteve sempre a acumular funções de Professora de Matemática ou de Educação Especial em Escolas do Governo, fazendo parte do quadro de vinculação do Estado, de onde veio a desvincular-se em Setembro de 2016 devido à exclusividade de funções na GAir.

Recentemente, foi contratada pela Alpha Aviation Academy – Dubai, onde prossegue a sua carreira de instrução teórica. Desta vez a lecionar Operational Procedures, Aeroplane Performance, Instruments e  Radio Navigation.